quarta-feira, 2 de setembro de 2009

O regresso....

Voltar a Chapadinha, foi algo de muito especial....
Pereceber que as pessoas ainda não se tinham esqueçido das caras do ano passado, foi para mim sinal de que o trabalho realizado, foi muito bem recebido por todos aqueles que estiveram envolvidos
Voltar a entrar na "nossa casa" foi das coisas que mais me marcou, aquele foi um dos meus grandes refugios o ano passado, onde pude sorrir com o pessoal, onde pude brincar, divertir-me, onde pudemos ir partilhando o nosso estado de espírito e onde aprendi um pouco do que é, viver em comunidade!
Depois foi o regressar aos bairros onde trabalhámos o ano passado! O bairro do Campo Velho, Bairro da Corrente, Bairro de Nossa Senhora Aparecida....
Dei por mim a pensar, um ano depois cá estou eu de novo, a dispor-me mais uma vez ao serviço do outro, com o coração cheio de alegria...
O Bairro da Corrente foi este ano, a nossa segunda casa... Quase todo o nosso trabalho era com aquela comunidade, uma comunidade que não se cansou de nos ajudar todos os dias ao acompanharem-nos nas visitas ás famílias...
Um dos momentos que mais me marcou foi a minha ida ao interior onde pude estar com pessoas que só consigo descrever como genuínas, pessoas de um gentileza que fazia impressão, depressa nos davam uma cadeira, e nos ofereciam comida, mesmo que houvesse pouca...
Este ano tive outro desafio, que foi trabalhar com crianças, ensina-las a tocar viola. A vontade que cada uma delas tinha de aprender era muito maior que o facto de não terem uma viola em casa pra treinarem... Não foi fácil ultrapassar aquela barreira, do que é normal para mim, ou seja terem uma viola, e conseguir entrar na simplicidade deles e fazer com que aquelas crianças durante uma hora pudessem sentir-se utéis e capazes de fazer algo de bonito!
Mas claro, há um factor muito importante nesta missão, sem o qual tudo teria sido diferente, que é o grupo. De que me adiantava fazer missão do portão para fora, se na minha própria casa eu não vivio a missão? Por isso mesmo, para mim faz todo o sentido a vida em comunidade, porque afinal de contas a missão começa na nossa casa... Este grupo ajudou-me muito a crescer como pessoa, a crescer como cristã, a crescer dentro da própria comunidade. Foram eles que me ajudaram a fazer desta missão, algo de tão especial...
Agora regresso ao meu mundo, mas o meu coração continua em Chapadinha... Resta-me apenas esperar que um dia possa voltar... A minha missão agora continua por cá, junto dos meus e dos que ainda se vão cruzar no meu caminho!

3 comentários:

  1. ..o regresso constitui um dos momentos mais intensos que vivenciamos..e recordar esse regresso apenas nos faz aumentar a saudade e a vontade de regressar novamente..saudades do regresso..

    ResponderEliminar
  2. Como eu vos entendo minhas irmãs (Angela e Susana)...o nosso coração ficou por lá também a prolongar o amor que temos para dar.
    Chapadinha, casa e escola onde o Evangelho é vivido na simplicidade de irmãos. obrigado pela partilha

    ResponderEliminar